NO BRASIL É COMUM OUVIRMOS QUE UM SACERDOTE DE ORIXÁ DESPACHA ODU. PARTE-SE DA IDEIA EQUIVOCADA DE QUE O ODU É RUIM OU TROUXE UM PROBLEMA PARA PESSOA QUE SE CONSULTOU COM ESSE SACERDOTE E QUE, PORTANTO, DEVE-SE COLOCÁ-LO PARA FORA.
NO CULTO IFÁ-ORUNMILÁ, NO ENTANTO, O ORIXÁ E O ORI DÃO SUAS MENSAGENS ATRAVÉS DOS ODUS, QUE REVELAM O DESTINO DOS HOMENS, INDICANDO SEUS PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS E ORIENTANDO SOBRE CAMINHOS A SEGUIR E ESTRATÉGIAS A TOMAR PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS. POREM, POR EXEMPLO, RECOMENDAR UM RITUAL DE EBÓ OU DE BORÍ, SOLICITAR UMA INICIAÇÃO, APONTAR UM EWO A SEGUIR APÓS UMA INICIAÇÃO OU MESMO ACONSELHAR A MUDAR UMA CONDUTA, EM OUTRAS PALAVRAS, NA TRADIÇÃO IORUBÁ DE IFÁ-ORUNMILÁ O ODU NÃO TRAZ PROBLEMAS: ELE SIMPLESMENTE OS APONTA, ASSIM COMO AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA ELES. NÃO HÁ ODUS RUINS: O QUE É BOM OU RUIM É A SITUAÇÃO EM QUE O CONSULENTE SE ENCONTRA. (TEXTO EXTRAÍDO DA REVISTA DE IFÁ).