O QUE É ORÍ ?

ORI SIGNIFICA LITERALMENTE CABEÇA, FÍSICA E ESPIRITUALMENTE ESSE ORIXÁ É O GRANDE RESPONSÁVEL PELO DESTINO PESSOAL, PELAS OPORTUNIDADES E DIFICULDADES EXISTENCIAIS DA PESSOA. CONSIDERANDO UMA DIVINDADE PESSOAL, CULTUADA ENTRE AS OUTRAS, ORÍ É, DE FATO, O MAIS IMPORTANTE DOS ORIXÁS DADO QUE, SEJA QUAL FOR O EMPENHO DOS OUTROS EM FAVORECER DETERMINADA PESSOA, TODO E QUALQUER PROGRESSO DEPENDERÁ SEMPRE DO QUE FOR PERMITIDO POR ORÍ.

ELE É O MAIS INTERESSADO NO BEM-ESTAR DO SEU DEVOTO: É POR ISSO QUE É CHAMADO DE ELEDÁ – UM DOS NOMES DO SER SUPREMO. TODOS NASCEMOS COM UM DESTINO PARA REALIZAR, a sina do Ori. MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE SEJAMOS MEROS JOGUETES NAS MÃOS DE FORÇAS INTEIRAMENTE DETERMINISTAS.

O HOMEM TEM O PODER DE TOMAR EM SUAS MÃOS AS RÉDEAS DE SUA EXISTÊNCIA E DE PARTICIPAR DE MODO RESPONSÁVEL DE SEU DESENROLAR, ATRAVÉS DA BUSCA DE AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA E DOS CONHECIMENTOS E ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DISCIPLINADO DA VONTADE. ASSIM, A CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA RESPONSABILIDADE EXIGIRÁ A DISCIPLINA DA VONTADE. ESFORÇO, DISCIPLINA, PERSEVERANÇA, RESPEITO PELO PRÓXIMO, CAUTELA, EVITAR PROMISCUIDADE TENDEM A FAVORECER A REALIZAÇÃO DE TUDO DE BOM QUE ESTÁ PREDETERMINADO NO DESTINO DE UMA PESSOA, BEM COMO A PROTEGÊ-LO CONTRA TODO MAL EXISTENTE EM SEUS CAMINHOS.

MUITAS PESSOAS NÃO QUEREM QUE MELHOREMOS NA VIDA, MAS QUANDO O NOSSO ORI ESTÁ EM HARMONIA ELE NOS DEFENDE CONTRA TODO MAL. (TEXTO EXTRAÍDO DA REVISTA DE IFÁ)