contato@orisatola.com.br | Tel.: (11) 93393-5432 / (11) 4425-8555.
O QUE É EBÓ ?

O EBÓ, ATO LITÚRGICO DE COMUNHÃO ENTRE OS HOMENS E ORIXÁS, É UM DOS RECURSOS FUNDAMENTAIS DE TRANSFORMAÇÃO DAS DIFICULDADES DO DIA A DIA, SEJAM DE ORDEM NATURAL OU SOCIAL.

É UM ATO PROPICIATÓRIO, REALIZADO A PARTIR DE ORIENTAÇÃO ORACULAR OU NÃO, QUE OBJETIVA FAVORECER A SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES E A CONQUISTA DO NECESSÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E/OU GRUPAL. MAS COMO AS PESSOAS EM GERAL BUSCAM ESSE RECURSO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, CONVÉM DIZER QUE, NA CONCEPÇÃO IORUBÁ, OS PROBLEMAS SE ENQUADRAM EM QUATRO CATEGORIAS FUNDAMENTAIS: (1) OS NATURAIS OU SOCIAIS; (2) OS DECORRENTES DE INCAPACIDADE PESSOAL; (3) OS DECORRENTES DA AÇÃO DE FORÇAS OU ENERGIAS SUPRASSENSÍVEIS; E (4) OS PROVOCADOS POR ATOS DE MAGIA OU FEITIÇARIA. CABE AO ORÁCULO DIAGNOSTICA-LA E INDICAR MEIOS PARA RESOLVÊ-LA OU ATENUAR SUA INFLUÊNCIA. TODA CONSULTA ORACULAR A IFÁ SEMPRE TERMINA COM A RECOMENDAÇÃO DE UM EBÓ, QUE DEVE SEGUIR A ORIENTAÇÃO CONTIDA NOS ENUNCIADOS DO CORPUS LITERÁRIO DE IFÁ, INCLUINDO A FORMA DE REALIZAR OS RITUAIS: EVIDENTEMENTE, ELES NÃO SÃO CRIADOS PELO BABALAÔ A SEU BEL PRAZER. EXISTEM BASICAMENTE TÊS SITUAÇÕES QUE EXIGEM A REALIZAÇÃO DE UM EBÓ: A CURA, PARA AFASTAR UM MAL JÁ INSTALADO; A PREVENÇÃO, PARA EVITAR UM MAL QUE PODE OCORRER; E A ATRAÇÃO, PARA AQUISIÇÃO DO BEM-ESTAR.

O EBÓ É FEITO PARA ALIVIAR A DOR, O SOFRIMENTO, SUPERAR AS DIFICULDADES E NEUTRALIZAR O AZAR.POR EXEMPLO, QUANDO DETERMINADAS ENERGIAS PROVOCAM DIFICULDADES NA EXISTÊNCIA DE UMA PESSOA, UMA OFERENDA PODE “DESCARREGA-LAS”, “CURANDO” ESSA PESSOA DE SUA INTERFERÊNCIA.

O EBÓ É UM RITUAL BENÉFICO QUE PROMOVE O RESTABELECIMENTO DO BEM-ESTAR FÍSICO, MATERIAL E ESPIRITUAL. FEITO COM ELEMENTOS DE ORIGEM ANIMAL, VEGETAL E MINERAL, ESTABELECE COMUNICAÇÕES ENTRE O MUNDO VISÍVEL E O INVERSÍVEL, FAVORECENDO QUE OS ORIXÁS ATUEM PARA O BEM-ESTAR HUMANO. (TEXTO EXTRAÍDO DA REVISTA DE IFÁ).