contato@orisatola.com.br | Tel.: (11) 4422-6770 | (11) 94794-6924
O Culto Tradicional Yorubá

É bem comum que as pessoas ainda não conheçam o Culto Tradicional Iorubá, mesmo que ele seja uma tradição milenar, ela não é brasileira. Sempre que falo que cultuo Orixá me perguntam se sou da Umbanda ou Candomblé.

O Candomblé e a Umbanda são religiões brasileiras, legítimas, que possuem a sua própria história. Foram e ainda são agentes da resistência negra no país. Responsáveis pela popularização da cultura africana assim como dos Orixás.

Somos religiões irmãs que cultuam os Orixás, mas somos diferentes. Igualarmos seria como dizer que Evangélicos e Católicos são iguais por acreditarem em Jesus.

O Culto Tradicional Yorubá é antes de tudo um resgate da devoção aos Orixás como é feito em África, com uma menor interferência da cultura brasileira. No Culto, Orixá também faz parte da rotina de crenças, mas ele é cultura, tradição e uma forma de VIVER.

Muitos de nós prefere não ver o Culto como uma religião, pois não trazemos filosoficamente nenhum tipo de bíblia a ser distinguida como a certa para o homem. Respeitamos o princípio da existência do ” Indivíduo ” como ser único no universo. Para nós, cada indíviduo é singular e com uma missão própria que só a ele pertence.

Não doutrinamos e não buscamos sermos certos e únicos. Acreditamos que Deus pode se manifestar de várias formas, e cabe a cada ser humano buscar a forma que mais conversa com a sua alma e o faz feliz. Em nossa mesa comem todos os que buscam o crescimento espiritual como indivíduo inteligente e capaz de construir seu próprio caminho com sabedoria. Nossa essência busca ensinar a prática do melhor convívio com a natureza, representada por sua força, poder e inteligência que são as divindades criadas por Olorun – Deus, chamadas de Orixá. O que fazemos é cultuá-los para conquistarmos a integração com nós mesmos e com Deus.

Somos uma filosofia de vida. Que prepara cada um de seus devotos, individualmente, para os seus desafios pessoais. Que integra o homem ao seu ser e criação. Compreendemos que cada ser humano, tem a missão pessoal de se tornar uma pessoa melhor para si, para a sua família, comunidade e para o mundo.

Nós, filhos de Orixá e cultuadores de nossa ancestralidade, nos comprometemos a caminhar nesta vida de acordo com os valores deixados por nossos ancestrais e respeitamos e praticamos:

A Importância à palavra;

A Responsabilidade;

A Devoção antes do Dever;

A Honestidade na vida pública e privada;

O esforço contínuo para atingir os nossos objetivos;

A ação resultante dos nossos Pensamentos, ideias e intenções;

A Dedicação e Gratidão ao trabalho;

O Empreendedorismo;

A importância atribuída ao Coletivo;

A supremacia do mais velho, em obediência ao princípio de senioridade ou ancianidade;

A prática da Paciência;

A prática da Tolerância;

A prática da Fidelidade e Lealdade

A Fidelidade à Verdade

A Importância do Silêncio

A Humildade

A Prática da Polidez

A Importância da Sensatez

Opor-se a fofoca

Opor-se a ironia

Opor-se a maldição

A importância da Coragem

A Prudência

A Generosidade

A Bondade

A Compaixão

O Perdão

A Gratidão
O objetivo do Culto Tradicional Yorubá é fazer com que cada indivíduo tenha uma vida de progresso, realização e prosperidade, com a missão de dia após dia, nos tornarmos pessoas melhores. Com o propósito de deixarmos o mundo melhor do que o encontramos, a ponto de sermos sempre lembrados com alegria, felicidade e inspiração para os nossos descendentes.

Texto:
Bàbálòrisá Fernando Ifaseun
Fê Aguiar – Ifasola