O QUE É AXÉ ?

AXÉ É A FORÇA VITAL, INVISÍVEL FISICAMENTE, MAS NOTÁVEL POR SUA AÇÃO MÁGICA E SAGRADA. PRESENTE EM TODOS OS SERES, FLUI NOS PLANOS FÍSICO, SOCIAL E ESPIRITUAL;

ENQUANTO ENERGIA, PODE SER OBTIDO OU PERDIDO, ACUMULADO OU ESGOTADO, E TAMBÉM TRANSMITIDO, NO DIZER DO BABÁ KING, EM SUA TESE SOBRE IFÁ-ORUNMILÁ, SEU ACUMULO SE MANIFESTA FÍSICA E SOCIALMENTE COMO PODER, E SEU ESGOTAMENTO, COMO DOENÇA FÍSICA, DECADÊNCIA, DESCRÉDITO MORAL OU DIFICULDADES DE TODA ORDEM. POR EXEMPLO, UM SACERDOTE QUE EMPREGUE MAL O SEU AXÉ COM ABUSO DE PODER OU DA CONFIANÇA DE SEUS DEVOTOS, PODERÁ SE VER PRIVADO DELE. SE BEM RESPEITADO E ADMINISTRADO, AUMENTA COM PASSAR DO TEMPO E O ACUMULO DE EXPERIENCIA, AUMENTANDO COM ELE A FERTILIDADE, A PROSPERIDADE E A LONGEVIDADE, TORNANDO A PESSOA INFLUENTE E SÁBIA. CADA ORÌSÀ TEM SEU AXÉ ESPECÍFICO.

PELA QUALIDADE DE SUA FORÇA VITAL, O SER HUMANO TAMBÉM POSSUI UMA PARCELA DESSE PODER DIVINO, QUE PODE LEVA-LO A UMA CONDIÇÃO DE SUPERIORIDADE. O AXÉ FAVORECE AS REALIZAÇÕES, ESTIMULANDO O SER HUMANO A CONQUISTAR O QUE QUER E O QUE PRECISA EM SUA VIDA. (TEXTO EXTRAÍDO DA REVISTA DE IFÁ).